28 de setembro de 2011

Rosh Hashana!

1º de Tishrei de 5772
Lembrar faz bem, reconhecer, Revigorar, Cumprir. Fechar o Ciclo.

Estamos à porta de mais um novo ano... Data importantíssima para o povo de D-us, mesmo aqueles que não são religiosos praticantes, reconhecem que o Eterno requer de cada um. momentos de Reflexões.

E bom seria se tais reflexões não ficassem apenas no campo da boa intenção. Pois muitas vezes passada a taõ SOLONE data , retornamos aos afazeres cotidianos e por vez esquecemos-nos dos demais mandamentos do Soberano.


Mas que Ano Novo e de que povo estamos falando?... Que bom seria se todos soubessem e assim os reverenciassem, porém muitos preferem ignorar mesmo sabendo que tal data solene é um mandamento de D-us.

Temos então que todo Israel estará em festa nos próximos dias, pois mais um Ano Novo se aproxima... Aí vem ROSH HASHANA!!!

Lembramos pois da Torah, que nos diz:
"E falou o Eteno a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No décimo mês, o primeiro dia do mês será para vós descanso solene, memorial de toque de Shofar, convocação de santidade. Nenhuma obra servil fareis, e oferecereis oferta queimada ao Eterno." Levítico 23: 23-25, e ainda: "E no sétimo mês, no primeiro di mês, convocação de santidade havará para vós; nenhuma obra servil fareis, dia de toque de Shofar será para vós." Números 29:1.


O mundo faz 5772 anos e desejamos a todos SHANAH TOVAH UMETUKAH!

Que todos tenham Um Bom e Doce ano e que sejamos escrito no livro da vida!




Obs: Um agradecimento especial ao meu irmão Gimerson que fez o texto acima.
Ele tem o blog http://www.digoeunaoosenhor.blogspot.com/ onde tem vários textos, sobre vários assuntos. Passem por lá e confiram^^






































20 de setembro de 2011

Sem Cara De Reboco....

Olá meninas, a base ela é p/ tapar as imperfeições da pele certo, mas se não usarmos de maneira correta ela nos envelhece, e aquelas pequenas ruguinhas perto dos olhos e boca se transformam em rugão e sem falar da camada expessa que fica na pele, fica o  ÓOOOO....

Para isso não acontecer a base deve ser bem espalhada e diluida para uniformizar com a nossa pele segue abaixo:
Ôooooooooo.....
Quem nunca usou uma base com cobertura pesada, pensando em tapar aquelas manchinhas e ficou assim??????????
Com uma verdadeira cara de  reboco...vemos muito isso, as vezes  enchemos nossa cara de base e pó pensando em cobrir espinhas e manchinhas e ficamos desse jeito, resumindo a história gata é melhor ficarmos com as imperfeições a mostra do que sairmos assim não acha....??????Vamos chamar mais atenção com toda essa lambança na cara do que as manchinhas a mostra, fica feioooooo

Bem, vamos acabar com esse  problema temos a solução!!!!!!!!
 Hã????

É isso ai meninas chega de cara de reboco descobrimos um truque bem legal para variar a cobertura da  base  mais pesada, deixando tudo mais leve e prático sem  fica com aquela camada expessa de base  e ficando com uma pele mais bonita e natural, vamos mostrar aqui duas maneiras;


A 1° maneira é diluir a base em aguá term
Quando você dilue a sua base em água, ela fica mais natural e melhor: MATIFICA A SUA PELE!

Matifica!!! Sim, ela vai deixar sua pele sequinha e sem oleosedade e assim sua base vai durar mais.
Por isso, se você tem uma base que insiste em ficar oleosa na pele, experimente esse truque: pode ser a solução para o seu dia-a-dia!
Dessa maneira vc ficará com uma pele mais natural e sem oleosidade...
Veja esse video da Paola explica tudinho de um modo bem divertido....



A 2° maneira é vc misturar base com hidratante;

 Essa foi a maneira que eu encontrei p/ eu usar a base, pois nunca gostei de base mas as vezes é preciso pois de volta e meia aparece uma manchinha aqui espinha ali... aff.. como isso é chato!!! Não acertava com o tom da pele e quando passava  não gostava do resultado, daquele efeito base mesmo, gosto de me sentir bonita mas de maneira mais natural possível. Então descobri essa maneira de usa-lá quando preciso, uma maneira facíl e prática e acredito que todos tem em mãos os produtos, então vamos lá;

  escolha um hidratante facial de sua preferência, mas cuidado se vc tem a pele oleosa escolha um hidratante para o seu tipo pele, eu tenho a pele oleosa então eu uso esse aqui
loção facial de tratamento contra acne da avon ela não deixa minha pele oleosa e ao mesmo tempo hidrata.

Escolha uma base, ela não precisa ser do seu tom pois no momento que vc mistura com o hidratante ela uniformiza com sua  pele, a minha e da natura faces o tom mais clarinho;
gosto dela pois ela tem uma cobertura bastante leve e não deixa a pele oleosa.
Agora vc põe um pouquinho de hidratante em um disco de algodão assim;
Um pouquinho de base....
Prefiro colocar maior quantidade de hidratante do que de base pois como é inverno a pele fica mais seca e precisa de mais hidratação,.vc vai fica com uma aparência saudável e natural; e acima de tudo bonita.

Misturar o hidrantante mais base;
Ela vai ficar assim, bem clarinha, mas não se preocupe vc não vai ficar com a cara branca ela uniformiza com o tom da sua pele deixando bem natural.Você pode misturar com o frasquinho da base mesmo para não dar muita lambuseira,hehe...  vc passa direto na pele com o disco de algodão, não precisa utilizar  pincel pois com o algodão ele vai uniformizar melhor na pele espalhando  e absorvendo o exesso, fica ótimo.


 Meninas quis tirar essa foto p/ mostrar à vcs como fica a pele com essa misturinha, base mais hidratante ela funciona muito bem, tapa as imperfeicões e hidrata a pele sem parecer que você usou base uma pele bonita sem exageros.....



                   Não vai da de loka....heheh...

 Lembre-se p/ sua base não ficar pesada dilua  em água ou hidratante, desse jeito vc não passa vechame como as atrizes abaixo.. que abusaram na base....




                                            Credoooo!!! Mãe to com medo....

E se vc tem a pele bonita, sem manchas sem acne, então n precisa usar essas coisas na pele , só fazer uma boa limpeza de pele diáriamente vai ajudar a conservar a pele bonita e saudável !!!

Por hoje é isso meninas espero que tenham gostado das dicas,  comentem deem dicas e fazem o teste depois digam qual maneira deu mais certo com vc!
bjsssssss.......

15 de setembro de 2011

Torta De Legumes


 
INGREDIENTES
4 tomates maduros picados
Cheiro verde
1 cebola picada
1/2 lata de ervilha
15 azeitonas picadas
1 pirex de queijo ralado
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos batidos
Sal a gosto
2 ovos cozidos picados
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
MODO DE PREPARO

Misturar a farinha de trigo, os ovos, o óleo e, por último, o fermento em pó para compor a massa. Em seguida, acrescentar os legumes, os temperos e o queijo. Misture bem. Coloque em uma forma e leve ao forno (médio) para assar.

12 de setembro de 2011

Os 78 vestidos de minha mulher!


Shalom, achei esse texto muito interessante, lá do face Lo Yichbê
que a nossa querida Chaily publicou, acho que muitas de nós já conhecemos essa história hehehe..


Os 78 vestidos de minha mulher!



"Pergunta:
Não consigo entender minha mulher. Ela reclama que nunca passo tempo com ela. Portanto planejei passarmos um dia inteiro juntos. Levei-a ao shopping e comprei tudo que ela quis. Após quatro horas voltamos para casa, e eu estava me preparando para trabalhar um pouco, quando ela saiu com essa: "Mas não passamos nenhum tempo juntos!"Estou perdido. Se quatro horas comprando com ela não bastam, o que mais posso fazer?
Resposta:
Uma das maiores diferenças entre homens e mulheres é a maneira pela qual vemos a realidade. O homem olha para os fatos, a mulher para os sentimentos. Para um homem, os fatos determinam o que é real, independentemente da maneira como me sinto a respeito. Para uma mulher, seus sentimentos definem a realidade, e os fatos em si são apenas secundários.
Vejamos um exemplo típico. Um casal se prepara para ir a um casamento. Estão atrasados porque a mulher ainda não se vestiu. A conversa é mais ou menos assim:
- MARIDO: Se não sairmos nos próximos três minutos perderemos a cerimônia.
- MULHER: Mas não tenho nada para vestir.
- MARIDO: Como, não tem nada para vestir? Há 78 vestidos no seu armário, bem na sua frente!
- MULHER: Estou dizendo, não tenho nada para vestir. Este vestido me deixa gorda, aquele eu usei nos últimos três casamentos, e estou enjoada de tanto usar os outros.
A essa altura, o marido não sabe o que dizer. Teme que a única solução seja comprar um novo vestido para ela, mas isso não pode ser feito em apenas 3 minutos. Portanto, ele sai do quarto, exasperado.
Isso ocorre porque ele está olhando para os fatos. Os fatos são que, na verdade, existem 78 vestidos no guarda-roupa. Então, se nenhum deles é suficientemente bom, a única solução é comprar outro vestido. Porém se ele visse as coisas sob a perspectiva de sua mulher, então conseguiria entender o que na verdade ela quer dizer, e ajudá-la a resolver o problema.
Quando ela diz "Não tenho nada para vestir", é isso mesmo que quer dizer. Ela pode ver as roupas no armário, mas o que está realmente dizendo é: "Não há nada neste armário que eu me sinta bem usando." A realidade de uma mulher é baseada em suas sensações, e não nos fatos puros e simples. Portanto, ela realmente não tem nada para vestir.
Quando se considera os seus sentimentos, o armário está vazio. O marido deve entender que a perspectiva de sua mulher é tão válida quanto a dele. Ele pode estar certo - no mundo dos fatos, existe ali um guarda-roupa lotado. Porém há um mundo igualmente real, o mundo dos sentimentos. Se ela não se sente bem com seu guarda-roupa, então ela literalmente não tem nada para vestir.
Para solucionar o dilema ele precisa não mudar os fatos, e comprar um novo vestido para ela. Ele precisa esquecer-se dos fatos e concentrar-se nos sentimentos dela. Ele pode tirar um vestido do armário e dizer: "Mas você fica tão bonita com este!" Se ele disser isso com sinceridade, então ocorre algo surpreendente. Aquele vestido surge do nada, e ela tem algo para vestir. Não porque os fatos mudaram, mas porque os sentimentos dela mudaram, Agora ela se sente bem naquela roupa.
O mesmo se aplica à sua confusão sobre a necessidade que sua mulher tem de passar tempo com você. Quando ela diz que vocês não passam tempo juntos após um dia inteiro de compras, você imediatamente olha para os fatos. E diz, corretamente, que passaram quatro horas juntos. Porém não é isso que ela quer dizer. Quando fala que quer passar mais tempo com você, ela não quer dizer que queria que o relógio se movesse enquanto vocês estão no mesmo aposento, ela quer dizer que deseja sentir-se próxima de você, reconectar-se com você, partilhar os sentimentos dela com você e deseja que você partilhe os seus com ela. Ficar na fila dentro de uma loja não vale -- embora tecnicamente vocês estejam passando tempo juntos. Porém uma caminhada pelo parque conversando sobre assuntos profundos, sobre a vida, ou rindo juntos sobre nada em particular durante o café da manhã -- isso é passar tempo verdadeiro juntos, porque vocês estão conectados. Uma hora de atenção vale infinitamente mais que um dia inteiro de obrigações juntos.
D'us criou o homem e a mulher diferentes, para que pudéssemos aprender um com o outro. Com os homens, as mulheres podem aprender o valor de, às vezes, afastar-se dos sentimentos e contemplar os fatos. Com as mulheres, os homens podem aprender que os sentimentos podem ser mais reais que os fatos. Que a vida não é medida pelo tiquetaque do relógio, mas sim pela batida do coração."


8 de setembro de 2011

Pão de Queijo

Pão de queijo

 
INGREDIENTES
2 caixas de creme de leite (sem soro)
250g de queijo parmesão ralado
250g de queijo mussarela ralado
500g de polvilho doce
Sal a gosto
MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o creme de leite, o queijo parmesão, o queijo mussarela, o polvilho doce e sal a gosto. Amasse bem até soltar das mãos. Com as mãos, pegue pequenas porções de massa e faça bolinhas. Numa assadeira untada com manteiga coloque as bolinhas e leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar.

7 de setembro de 2011

História de uma Judia Marrana!!!

Shalom a Todas!!!!
olá meninas hoje vou fazer um post diferente, vou postar aqui a história de uma judia marrana, Adísia Sá.
A palavra “marrano” representava os judeus portugueses que foram convertidos à força para a religião cristã no final do século XV, em Portugal. Actualmente, o termo também é usado para definir os descendentes desses judeus, muitos dos quais se esqueceram de suas origens.
Achei muito interessante essa história dessa judia de muita garra e força que ultrapaçou todos obstáculos para seguir com sua fé, a história é um pouco longa mas vale apena ler até o final.


             Entrevista com Adísia Sá




Ela foi a primeira mulher a trabalhar numa redação de jornal. Foi pioneira, uma das fundadoras, a implantar o primeiro curso de Jornalismo no Ceará. Já trabalhou no magistério. É formada em filosofia. Como escritora publicou “Metafísica para quê?”, “Fenômeno Metafísico”, “Introdução à Filosofia”, “Ensino de Jornalismo no Ceará”, “Biografia de um Sindicato”, “Capitu conta Capitu”, “Clube dos Ingênuos”, “Traços de União”, “Jornalista Brasileiro” e “Três Mulheres no Divã de Freud”, com a participação do médico psiquiatra dr. Cleto Pontes. Atualmente está trabalhando em um livro sobre Iracema, de José de Alencar e quer escrever uma releitura das mulheres judias.

Uma mulher que sempre esteve á frente de seu tempo. E segundo a própria, sem arrependimentos. Em nossa entrevista, Adísia Sá diz que trabalha sem parar desde 1955. Teríamos que escrever uma lista enorme para aquela mulher tão pequenina, que com oitenta e um anos de idade ainda bebe, quase que religiosamente, um cálice de vinho do porto por dia, antes do almoço.

Mas, de uns tempos pra cá, algo além do amor e dedicação ao jornalismo vem envolvendo Adísia. E é essa nova fase de sua vida que exploraremos na entrevista. Uma jornalista cética que se apaixonou por uma das religiões mais ortodoxas e conservadoras praticadas atualmente.


O judaísmo entrou na vida de Adísia, como ela mesma disse, de forma aleatória, despertando depois o interesse em buscar suas origens judaicas. Sobre o holocausto, deixa clara a sua indignação, “foi um grande distúrbio anti-semita”. Ao conversar com essa mulher judia, (embora ela não use o termo, é na própria ênfase de se dizer não judia que singularmente se reflete a forma mais nobre de sê-lo, pois demonstra uma inabalável convicção das obrigações e atribulações de compreender e respeitar a filosofia judaica) percebo em Adísia um sentimento de afinidade muito forte, um sentimento de afinidade que é do povo judeu e que é mais uma experiência mística do que algo que possa ser racionalmente explicado.

A palavra “judeu” deriva de Judá, filho de Israel, o mais proeminente das doze tribos e ao assumir a fé judaica, ao aceitar os deveres religiosos e admirar sua missão espiritual, você se liga também ao passado coletivo. Ela não acredita em imagens, santos e muito menos em rosários ou crussifixos e ainda afirma, sem a preocupação de ser julgada. Hoje se considera uma mulher com muito mais paz de espírito, mais calma, mais feliz: “coisas que só a verdade divina do judaísmo revela aos seus”.

É uma amante da música judaica, a hora, e dedica parte de seu tempo, mas não tanto quanto gostaria, à leitura de obras rabínicas. Com opiniões intrigantes sobre guerra, D’us, morte e etc., ela nos levará por um caminho de conhecimento profundo, elaborado com boa fé, a boa fé judaica.   





Na porta de entrada da casa de Adísia, uma mezuzá.

Ao chegar em sua casa, logo me deparei com uma mezuzá, um pequeno rolo de pergaminho (klaf) que contém, escritas à mão, duas passagens da Torá (Deut. 6,4-9 e Deut. 11, 13-21). Embora mezuzá seja a palavra hebraica para umbral, o pequeno rolo que é colocado no lado direito de quem entra na casa, é obrigatório na entrada de cada cômodo de um lar judaico. Como toda boa judia, a mezuzá me serviu para lembrar a presença divina e sua unicidade fixadas na residência judaica. Um apartamento com decoração clássica e simples, tons pastéis, madeira bruta, armários antigos e livros, muitos livros.

Uma seção inteirinha só com escritos sobre judaísmo, entre eles, a Torá, acima de todos por ser um livro sagrado, e o Sidur, que é o livro diário de orações. Maguen David, ou estrela de Davi e uma menorá, um candelabro de sete braços e um dos principais e mais difundidos símbolos do Judaísmo também faziam parte de sua estante, entre corujas, bibelôs e outros objetos menos significantes. Muito orgulhosa de sua coleção de objetos judaicos, Adísia logo se explicou quando desafiadoramente lhe perguntei o que um gordo boneco Papai Noel fazia em cima de sua mesinha de bebidas: “é de Ivoneide, minha secretária”. Ah, sim, então tudo bem. Estávamos ali, naquela sala aconchegante e com muita coisa em comum pra conversar. Os judeus não mantêm atividades missionárias, exceto entre si mesmos, e não estão interessados nelas. Por trás dessa atitude está a crença de que não há razão para que ninguém que já não seja judeu possa querer tornar-se judeu. O nosso encontro durou mais de duas horas e foi muito difícil editá-lo em apenas quatro páginas.


D’us (os judeus não pronuciam o nome Deus completo como sinal de respeito) possui 72 nomes em hebraico. Todo judeu escolhe um nome simbólico para si. A senhora já tem um nome judeu?

Eu não sou judia. Eu acredito que tenho uma ascendência judaica, mas não tenho nenhuma ligação que oficialize essa ascendência. Ainda não apareceu pra mim esse nome judeu. Mas vai aparecer, a minha tendência é muito grande para continuar os estudos no judaísmo.

Qual a sua origem e seu “background” judaico?

Vários sinais da minha família deram testemunha dessa origem. Inclusive meu sobrinho é Jacó, meu avô era Jacó, meu bisavô era Jacó, meus tios, tem sempre um Jacó na família com traços de judeu como aquele nariz proeminente que é dos homens. E meu pai era um homem que não era de freqüentar igrejas. E também havia costumes de alimentação que quando eu cheguei já encontrei.

Por exemplo? Em que situação sua família fazia o ritual casher de não ingerir alimentos impuros?

Por exemplo… Nós não tínhamos o hábito de comer galinha á cabidela. Por causa do sangue. 

 Voltando a falar de suas origens judaicas, o que mais lhe chamou atenção para buscar sua ascendência?

Meus bisavós moravam na serra de Ibiapaba, no município de Ibiapina. Isso foi uma coisa que me chamou atenção. Porque eles tinham plantio de cafezais na serra e quando o marquês Nassau veio para o Brasil ele trouxe consigo muitos judeus que eram perseguidos e foram para Holanda, grande abrigo dos judeus europeus que eram perseguidos tanto em Portugal como na Espanha. E eles vieram por ali, com a expulsão dos Holandeses foi um grupo para nova York e outros vieram para o Nordeste. Eles vieram justamente contornando os rios. E fincaram suas casas nos morros para poder observar qualquer movimento e tomar as providências em relação ao que estavam comendo etc. etc. E isso ficou muito marcado. Meu irmão Arlindo viajou para Ibiapina interessado em saber se alguém conhecia por Jacó. Lhe respoderam: o Jacó? Aquilo era um judeu! E meu irmão encontrou riscado lá na casa que foi de meu bisavó uma estrela de Davi.  Naturalmente já descobriram que ele era de fato judeu.

Quando criança a senhora estudou em colégio de freira, uma representante da fé católica quase destruiu seu sonho de ser escritora ao rasgar seu livro de contos. Essa atitude pode ter sido inconscientemente responsável pela sua decepção com a igreja católica e transição para a religião judaica? Como aconteceu essa transição?

Não. Não, porque eu vim me apaixonar pelo judaísmo agora, mulher feita. Naquela época eu era uma estudante e não tinha ainda esse tipo de preocupação.

O cristianismo é uma marca constante na vida de todo marrano. A senhora se considera uma cristã-nova?

Não. A minha atração, a minha tendência, a minha busca por esse estudo esteja talvez dentro da minha própria cabeça. Ainda não fiz o retorno.

O que vem a ser “o retorno”?

O retorno é uma espécie de batismo, com imersão na água. Um mergulho com uma oração, a pessoa fica completamente despida, é uma lavagem. Quando um judeu reconhece suas origens e quer voltar a seguir o judaísmo da família. Não sei em que momento eu e meu irmão fomos procurar nossas origens. Meu irmão Arlindo sempre foi muito inteligente e preparado e eu o imitava. Logo estávamos os dois buscando profundamente nossas causas. Cada vez mais vimos as nossas raízes lá em Ibiapina, inclusive com um inventário de minha avó. Só não te mostro porque meu sobrinho Jacó levou pra ler. Interessantíssimo os bens daquela mulher. Se eu tiver que fazer imersão na água será por retorno. Não conversão.

O que levou a senhora a iniciar os seus estudos no judaísmo?

Eu estava na livraria cultura escolhendo meus livros e um amigo, Osvaldo Araújo, que estava também comprando livros me perguntou: Adísia, você já leu Bonder? Eu disse que não. Mas no momento adquiri e me deparei com uma linguagem muito curiosa. E que leitura foi essa! Que eu aí me apaixonei. O meu ingresso na literatura judaica foi muito aleatório.

Como o judaísmo é praticado em sua casa?

Eu apenas faço uma leitura diária do Sidur. Todas as manhãs eu faço a oração matutina.

Por que ao longo da história o judeu sempre foi tão cruelmente perseguido e mesmo assim continuou sendo um povo sábio, forte e unido?

Fala-se muito dos romanos que mataram os cristãos e não se conta do morticínio que fizeram aos judeus ao longo da história nesse país e nesse estado, eram chamados cristãos em pé, ou “batismo em pé”. Ou você renegava a tudo ou morria. Agora havia neste ato de matar um interesse peculiar. Eles não só matavam os que não tinham nada. Matavam os judeus que faziam riqueza. E é por isso que os judeus são conhecidos como sábios. Está tudo aqui, na cabeça deles. O direito de ter terras e bens lhes eram negados. Então eles foram se dedicar a música, a medicina, a ser ourives. Porque o conhecimento ninguém podia tirar da cabeça deles. E isso era e é passado de geração em geração.  O judeu investe na cabeça dos filhos porque é a única coisa que ninguém pode tirar deles.







Torá, livro sagrado do judaísmo



A senhora freqüenta alguma sinagoga? Qual?

Não. Eu tive uma decepção muito grande na SIC. (Sinagoga da Sociedade Israelense do Ceará). Primeiro eu vi uma moça com os ombros nus e com tatuagem. Eu tomei um susto. E a minha chegada foi como se não tivesse chegado ninguém. Não é a Adísia, eu era uma pessoa qualquer e estava chegando na casa deles. E quando alguém chega na sua casa o que é que você faz? você recebe. E ali eu fiquei muito chocada. Quando houve a leitura, me pareceu extremamente mundana.

Sobre a ética judaica, o que mais lhe fascina nessa constante da nossa fé?

A ética judaica é extremamente rica e fantástica. Ela é humana, é grandiosa, é justa. Pra mim, é o que me apaixona no judaísmo, fora a história, a literatura, é esse senso de justiça, de humor um com o outro, a verdade, pois no judaísmo você não pode mentir.

E quanto a Caballah, o misticismo judaico, a senhora também estuda?

Eu comecei a estudar, fiz cursos com rabinos, adiquiri livros, li bastante, mas é muito profundo. É muito profundo. Não adianta você querer ter aquele conhecimento das sefirots e não penetrar profundamente.

Acredita em reencarnação?

Eu sou uma mulher muito cética. Muito racional. Quando eu me afastei da igreja católica em 1955, me afastei principalmente porque tive um pregador, que depois até largou a batina, que me disse certa vez que quando a gente joga uma pedra na terra ou na água e espalha aquelas gotículas, aquilo é como se fosse o ato da criação. Ou seja, não morreu, não desapareceu. O mundo foi criado por uma explosão, por uma palavra, mas a palavra não morreu. Ela se propaga. Agora reencarnação é muito difícil pra minha cabeça. Que energia é essa que volta? Volta pra onde? Não acredito em plano nenhum. Acredito que estou viva com oitenta e um anos, viva e escrevendo.

O judaísmo é uma religião de 613 mitsvots “mandamentos”. 613 leis divididas entre “isto tem que ser feito” e “isto não pode ser feito”. Muitos afirmam não ter tempo de cumprir as leis da Torá, mas dizem ser judeus de coração. Pra senhora, qual é o significado dessa declaração?

O judeu não é só um ato intelectual não. Você não é judeu pela metade. Tem uma piada que o filho chega pra comer um sanduíche de porco com a mãe e ela o recrimina. Ele diz: mãe, isso é só em Israel. Ele vai sair pra balada numa sexta feira, a mãe o recrimina e ele usa o mesmo argumento. A mama íidishe olha para o filho e diz: mas a circuncisão você não tem como apagar!

O messias cristão (conhecido como Jesus) é apenas um eufemismo para uma paz utópica na terra. O conceito de messias foi emprestado e alterado por outras religiões. De que forma a senhora como admiradora da fé judaica defende a importância do Mashiach das profecias judaicas para os judeus e para o resto do mundo?  

O judaísmo é um exercício permanente que aperfeiçoa a mente. O judeu é um ser sempre em contato com o Ser Supremo. E a sua relação com D’us está sempre firme e forte: a vinda do mashiach é uma metáfora judaica. É uma metáfora da literatura judaica. No caso do messias cristão, Jesus, esse não é nem citado na Torá.

E quanto ao conflito entre Israel e a Palestina? A senhora defende os judeus ou conserva uma opinião imparcial?

Não vai terminar nunca. É briga de família e em briga de família ninguém mete a colher. Aquilo lá é briga de primos, vem desde os tempos remotos com Isaac e Ismael. Isaac, filho de Abraão com Sara (legítimo judeu, filho de um milagre, pois Sara era já idosa e estéril) e Ismael, filho de Abraão com a escrava Agar. Como todos devem saber, Isaac deu continuidade ao povo judeu e Ismael ao povo muçulmano.

Como todo pioneiro(a), a senhora deve ter vários projetos. Quais são as principais linhas de seu plano de trabalho com relação à cultura judaica? A senhora pensa em escrever sobre judaísmo?

Eu já tenho um trabalho e estou querendo parar para terminá-lo. Estou escrevendo um livro intitulado Meditações Sabáticas por uma Não-Judia. Doutor Cândido Pinheiro já me ofereceu sua editora. Quando terminar o livro será editado pela editora dele. Então, Meditações Sabáticas Por Uma Não Judia, é a minha leitura dos livros sabáticos. Eu fiz uma releitura de Capitu, de Ana Karenina de Madame Bovary, e agora quero fazer uma releitura das mulheres judias. Sara, Débora, Judite, Ester, etc.

Em sua viagem para Israel a senhora ainda não tinha despertado para o judaísmo e não fez o pedido ao muro das lamentações. Se viajasse novamente o que anotaria no bilhetinho? 

Nada. É uma tradição. Eu acho que fazer porque os outros fazem, pra tirar retrato, eu não faço não.  Todos que estão ali, os judeus, eles fazem com uma fé absoluta naquilo. Eu não entro muito nessa fantasia.

A Torá é a fonte essencial da religião judaica e a base espiritual do povo escolhido. Qual é o trecho que lhe transmite mais verdade, o seu versículo preferido?

“Senhor, Salvai-a”. (Moisés pedindo por sua irmã Miriam).



5 de setembro de 2011

Decoração

Olá meninas!!!
Shalom a todas! Hoje vamos falar sobre decoração, é o 1° post sobre o asunto aqui no blog, e quem nos mandou esse post e fez com todo carrinho foi a Tracy. Então vamos lá....


Olá meninas...

Eis-me aqui novamente.. pra falar de uma coisinha um pouco diferente dos meus bordados mas que "me gusta mucho", não sei se sei,mas que gosto.....ahh eu gosto. Ainda hei de fazer Arquitetura e Urbanismo, Designer de interiores...alguma coisa do gênero.
Mas enfim......todos aqui moram em algum lugar seja ele casa, apartamento, kit net, quartinho dos fundos...
A questão é que podemos deixar nosso "cantinho" mais  aconchegante, mais a "nossa cara".
As vezes reclamamos "OHH vida ohh Céus estou sem grana pra isso e pra aquilo"; eu sei os tempos são dificeis mas tem coisinhas que fazem a diferença, daqui pra frente estarei dando algumas diquinhas pra ajudar no seu dia-a-dia e/ou embelezar sua casa.

*** Um item que está super em alta e "que estou doidinha" pra ter em casa são os NICHOS.
Eles são simplesmente lindos, práticos e baratos.
Tem quadrados, retangulares,triangulares,redondos.. uma infinidade de modelos.
Como se pode ver até nos banheiros usa-se, e para as futuras mamães é uma boa para DECORAR o quarto do baby.
Para adolecentes/Jovens.. são ótimos para a organização do quarto (livros, revistas...)


Veja como você pode usar na sua casa:





Como eu disse eles são bem baratinhos pra se comprar pronto, mas há possibilidades de se FAZER também, é meu bem ponha a mão na massa.
Lojas que vendem material em MDF (lojas para artesanato no geral),você irá facilmente encontrar +  tinta com uma cor que combine com o ambiente. Prontinho vai sair um nicho super, hiper PERSONALIZADO.


Bom essa é a dica de hoje, espero que gostem e seja proveitosa.
Bjus...


Tracy Vizzotto